A vida dos novos autores não é fácil, as grandes editoras visam lucro, o que é normal, e por isto, conseguir que uma obra seja realmente avaliada é um desafio colossal. Mas, não só de grandes editoras vive o mercado editorial, que é um verdadeiro campo minado, sendo assim, todo cuidado é pouco.
O meio mais seguro de colocar seu livro à venda é disponibilizá-lo em editoras sob demanda, como a Bookess, Agbook e Clube de Autores (Os dois últimos do mesmo grupo). Abaixo, listo vantagens e desvantagens de cada ferramenta:
O meio mais seguro de colocar seu livro à venda é disponibilizá-lo em editoras sob demanda, como a Bookess, Agbook e Clube de Autores (Os dois últimos do mesmo grupo). Abaixo, listo vantagens e desvantagens de cada ferramenta:
Bookess
Dentre as opções, é o que permite maior personalização de capas, porém, o livro impresso não possui abas, o que dificulta a conservação do exemplar.
O valor do frete e incluso no preço do livro.
O site oferece serviços ao autor mediante pagamento, é possível conseguir um ISBN pagando pouco, revisão de texto, capa profissional (Essa com abas), conversão para epub, E-ISBN e disponibilização do livro eletrônico na Amazon (Só após a aquisição do E-ISBN e Conversão para Epub no site).
É o mais completo.
O autor define o valor dos direitos autorais que receberá a cada cópia vendida, infelizmente, o valor da produção de um exemplar extrapola os vinte reais, o que nos impede de alcançar um valor justo para livros de poucas páginas e de bolso. Os maiores ganhos podem ser obtidos pela venda do livro eletrônico.
O site conta também com um preview dos livros que pode ser adicionado ao seu blog, o número de páginas é definido pelo autor (O meu está no fim do post, confira).
Agbook e Clube de Autores
Os dois sites pertencem ao mesmo grupo, não é necessário efetuar cadastro nos dois, o autor pode habilitar a publicação dos livros nos sites/lojas parceiros, inclusive o Google Play durante o processo de cadastro da obra.
Meu segundo livro está disponível no Google Play
A criação de capas é feita por templates, sendo possível personalizar completamente a capa e abas, a contra-capa aceita imagens ou textos apenas na metade superior, pois a inferior é onde virão os selos editoriais. O valor do frete é escolhido após a compra, o site envia por E-sedex, entrega rápida e de baixo custo. Os livros possuem abas totalmente personalizáveis e tem acabamento/qualidade superior, além de possibilitar a escolha do material pelo comprador ou definição pelo autor no momento do cadastro (Pode se escolher livro com capa dura. Tem custo elevado, mas, vale a pena ter um exemplar de seu livro com um acabamento assim na estante).
Assim como no Bookess, o autor define o valor dos direitos autorais, a desvantagem é a mesma para livros de poucas páginas e de bolso. Novamente, o E-book aparece como uma boa alternativa de lucros.
Os sites conta ainda com um sistema de recompensas onde os pontos podem ser trocados por descontos em compras.
Todos os sites trabalham com desconto progressivo de acordo com o número de exemplares adquiridos e o valor é menor do que o cobrado por editoras pequenas onde o autor precisa comprar parte da tiragem para viabilizar a publicação.
O meu parecer final é de que esta é uma alternativa viável para quem quer distribuir seu livro para amigos e familiares ou simplesmente comprar um exemplar bem acabado de sua própria obra. Meu serviço preferido é o Agbook pela qualidade, mas o Bookess apresenta um serviço mais completo, conheça os dois, afinal, quanto maior a divulgação, melhor para você e suas obras.
Segue o preview disponibilizado pelo Bookess:
Nossa, eu amei saber disso. Muito obrigada por explicar tudo, fiquei super interessada e com certeza quando eu terminar de escrever meu livro, vou recorrer a essa opção.
ResponderExcluirEu escrevo muitos livros, mas sei lá... de alguma forma não ficam bons quem sabe um dia eu não publico né?
ResponderExcluir