Encontramos livros nas estantes de romances policiais com ingredientes como humor negro, sedução, sexo, mulheres fatais e homens envolventes e às vezes nem mesmo identificamos se a história é do gênero policial ou romântico. Esses fatores conquistaram cada vez mais leitores do sexo feminino e adeptos cada vez mais novos, onde a diversidade de cenários, personagens e enredos tornou o romance policial altamente vendável e atrativo. A cada mês mais e mais lançamentos desse gênero são lançados no mercado e mesmo para quem prefere uma história menos agressiva, certos títulos se tornam atraentes como no caso de Coração Ferido, de Chelsea Cain ou Virtude Indecente de Nora Roberts. Pelos títulos e capas muitas vezes entende-se tratar de um romance bem ao estilo apaixonado, no entanto são romances policiais, com morte, assassinato e violência.
Mas ainda se encontra nas prateleiras aquela literatura policial clássica que tanto sucesso deu a Agatha Christie e a Sherlock Holmes e que ainda se destaca como um dos grandes clássicos que atraiu jovens, adultos e até crianças. Hoje através de reedições ainda a procura por esse estilo literário é grande, coleções se fazem e fãs se avolumam quando se publica algo nesse sentido como no caso da obra “Os Diários Secretos de Agatha Christie” de John Curran.
Assim, segue o desenvolvimento da literatura policial, englobando seus diversos estilos e adaptando-se a novos “ares”, novos lugares e novos públicos..
FICA A DICA!
Rosana E. Freitas