Pois é! Muitas pessoas, amigos mesmo, me pedem dicas de livros para se ler nesse tempo em que eles estão em casa.
Mas, eu estava pensando: como eu vou tentar associar os livros com a estação, eles podem não combinar muito com as férias de verão, caso alguém veja esse post depois. Então, decidi adaptar para Dicas de livros para ler no Inverno.
Claro que não serão só livros que se passam no inverno, mas são muito bons.
Eu separei 5 livros que eu acho ótimos e que combinam com a estação. São eles:
1. Antes que eu vá [Laurem Oliver]
Samantha tem tudo: o namorado mais cobiçado do colégio, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, colégio que frequenta - da melhor mesa no refeitório à vaga mais bem posicionada no estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete segundas chances, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve a sua morte, descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo aquilo que esta prestes a perder.
Escolhi esse livro pela temática dele. Acredito que esse assunto de morte e segunda chance tem muito a ver com o inverno. Além de que, a autora soube envolver o leitor na narrativa, com a sua forma de escrever. Muito bom mesmo.
2. O caçador de pipas [Khaled Hosseini] - Minha opinião
O livro conta a história de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 70. Amir é rico, um tanto covarde e está sempre buscando a aprovação do pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por sua bondade e coragem. Os dois meninos tiveram uma infância comum, com brincadeiras, filmes e personagens.
Durante a batalha da pipa azul, Hassan dá a Amir a oportunidade de lhe mostrar a mesma amizade e fidelidade que ele tinha pelo amigo. Amir não enxerga a sua redenção, mas o laço que os une é muito forte: mamaram do mesmo leite e, apenas depois de muitos anos, Amir pôde sentir o poder dessa relação.
Como se pode perceber, esse livro não se passa no inverno. [não mesmo... rs]
Na verdade, acho que esse exemplar pode ser lido em qualquer estação, afinal trata-se de amizade e o quanto você é fiel à ela.
3. O Natal de Poirot [Agatha Christie] - Minha Opinião
É véspera de Natal e a reunião da família Lee é arruinada pelo assassinato do tirânico Simeon Lee, que é encontrado caído em uma poça de sangue e com a garganta cortada. Hércule Poirot está de passagem pelo local, afim de passar o Natal com seu amigo, e se oferece para ajudar na investigação. Ele, então, se depara com um ambiente não de luto, mas de suspeitas recíprocas.
Esse livro é TODO inverno... rsrs...
Além de se passar no Natal Londrino, ainda é um baita suspense policial escrito pela rainha do crime. Eu sou meio suspeita de falar dos livros dela, pois é uma das minhas autoras preferidas. Mas, enfim, Agatha tem um jeito único, porém simples, de escrever.
4. Anna e o Beijo Francês [Stephanie Perkins]
Anna Olifant tem grandes planos para o seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e se divertir com os seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Mas, seus planos vão por água abaixo quando seu pai a envia para um internato em Paris.
No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto também do internato, mas que tem namorada. Ele e Anna se tornam amigos mais próximos e as coisas começam a ficar infinitamente mais complicadas. Será que Anna vai conseguir o seu beijo francês?
Gosto desse livro pela temática dela e por se passar em Paris. É um livro gostoso de ler e que me fez lembrar muito minha época de adolescente. Não se enganem só pelo tema porque ele pode ser lido por qualquer idade. Achei muito legal mesmo. Vale a pena.
5. Se um viajante numa noite de inverno [Ítalo Calvino] - Minha Opinião
O inquieto autor italiano/cubano une as preocupações complexas da vanguarda literária com a fluência narrativa e um romance tradicional. O personagem principal é o Leitor, que compra este livro e se instala confortavelmente para lê-lo. É uma história ótima e cheia de mistério, mas quando o leitor começa a se empolgar, ela se interrompe - há um erro de encadernação no livro, que repete até o fim as mesmas páginas iniciais. É preciso voltar a livraria para trocar o exemplar e prosseguir a leitura. O exemplar seguinte, que não é o mesmo livro, é interrompido pelo mesmo motivo. Nessa busca da satisfação no prazer da leitura, o Leitor enfrenta situações absurdas, personagens bizarros, vive situações cômicas e conhece uma misteriosa Leitora, por quem se apaixona.
De todos os livros que escolhi esse é o mais complicado e o que requer mais atenção na hora da leitura. Ele é complicado e confuso, mas é assim mesmo que tem que ser. Mesmo assim, acho que o tema dele é bem legal para o inverno.
________________________________________________________
Então, essas foram as minhas sugestões para esse inverno. Espero que gostem e aproveitem bem esse friozinho debaixo do edredom e acompanhados de um livro [ou vários rsrs].
Beijos,
Helena Dias.
O Natal de Poirot eu tenho, mas não li ainda li outros dela e gostei...
ResponderExcluirEu sou meio suspeita pra falar porque ADORO os livros da Agatha!!
ExcluirEla realmente merece o título de Rainha do Crime!!