Essas são algumas questão que podemos refletir sobre o filme "A Onda" que se trata da temática ética:
Dirigido: Dennis Gansel
Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.
Embora o filme não seja algo que está em cartaz é muito bom pra ser usados em aulas de Sociologia por exemplo e até mesmo Filosofia e Psicologia ou qualquer outra disciplina e atividade que inclua a discussão sobre ética.
Eu simplesmente fiquei com uma sensação de extrema agitação após ver o filme, pois foi um dos melhores e com certeza mais polêmico que já vi, com extrema qualidade é uma coisa que super recomendo!!!
Minha opinião após esse filme é que embora seja importante que saibamos trabalhar em grupo e que façamos parte da sociedade, devemos preservar o nosso individualismo que é um dos bens mais preciosos que temos, pois quando perdemos isso, perdemos a noção dos atos, pois somos levados pelo ideal de querer manter o padrão social ao qual fomos inseridos e nem sempre isso gera bons resultados.
Parece muito interessante... vou indicar para o meu prof de filosofia da faculdade!
ResponderExcluir