quinta-feira, setembro 12, 2013

As Belezas da Baixada Santista!

                       Vista da Estrada Velha de Santos - Indústrias de Cubatão abaixo e ao fundo o Oceano Atlântico

            Moro na Baixada Santista, desde quando nasci.


          Devo admitir que até que gosto daqui. Então pensei em mostrar a vocês um pouco da Região! Selecionei alguns pontos turísticos de cada cidade daqui: Bertioga, Cubatão (onde eu moro - é a ÚNICA cidade da BS que NÃO TEM PRAIA! Injusto, eu sei), Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.




          Vamos começar por Bertioga:

          É a cidade mais nova da Região, foi fundada em 1991. Não vou falar muito a história da cidade porque é meio chata, pois vim aqui mesmo mostrar as belezas naturais das cidades.
         Bertioga é a única cidade daqui que nunca fui, mas tenho muita vontade.

   Praia de São Lourenço.





       Cubatão, a minha odiada (brincadeira!) cidade, é a mais importante da Baixada. Eu sei a história, tipo, TODA daqui. Fiz curso de Meio Ambiente durante quase cinco anos e meu ex-educador me fazia estudar tudo sobre a adorável cidade. Eu disse que não iria falar muita da história, mas a de Cubatão é muito (muito, muito, muito) importante. Mas vou fazer um resumão para aliviar aqui, pois a história toda é longa e complicada.
      Foi um bairro de Santos (isso mesmo!) mas foi emancipada em 1949.
     O primeiro documento oficial de Cubatão foi feito em 1533 por Martim Afonso. Já no século 19, o Dom Pedro II se apaixonou pelo lugar após dar uma passadinha por aqui para ir ao local onde hoje é o Guarujá (onde ele tinha uma amante - é verdade), e foi aí que foram construídas as Casas de Pedra, para ele descansar (Vir do Ipiranga até aqui de cavalo é difícil). A mais alta fica em Paranapiacaba e a mais baixa aqui pertinho de mim (moro perto da Rodovia Anchieta). No século passado, Cubatão começou a crescer e as Indústrias cresceram junto. Então, começou a poluição que fez a cidade ficar conhecida mundialmente como "Vale da Morte" na década de 80. Mas, a ONU em 1992 deu para nós o título de "Cidade-símbolo da Recuperação Ambiental". Legal isso. 
Chega de blá-blá-blá e vamos ver as fotos:    

       Vista aérea do Centro, Avenida Nove de Abril.


                                    Primeira Casa de Pedra, Estrada Velha de Santos (que fica em Cubatão, não esqueça - ha ha).


Turistas nas curvas da Estrada Velha.





         Guarujá foi fundada em 1893. gûyrá + îara = Senhor de pássaro. A cidade é enorme, não conheço muito a história. Na minha opinião é uma das cidades com praias mais bonitas da Região.


Praia das Pitangueiras.




        Itanhaém (Itanhanhem, como eu falava na infância), é uma das cidades mais antigas da Baixada S. Foi fundada em 1532. A origem do nome da cidade é tupi e significa "pedra que canta". Martim Afonso foi o fundador.



                                                                             Gruta Nossa Senhora de Lourdes.


Passarela que leva até a Cama de Anchieta. Foto abaixo.

Cama de Anchieta tem uma vista incrível para o mar.




          Mongaguá (Mongagá, como eu dizia quando criança), é uma das mais novas cidades da Região. Foi emancipada em 1959 e antes era um bairro de ItanhaémOs índios deram o nome para a cidade, com o significado de "Água Pegajosa". Mongaguá já teve outros nomes como: Terra dos Santos dos Milagres e Terra dos Padres.



Poço das Antas.




         Peruíbe também é uma das mais novas cidades da Baixada e também foi fundada em 1959. Fui somente uma vez e me apaixonei, de verdade. A cidade é linda! Passei um final de semana na Barra do Una. Aproveitei tanto... pena que tudo o que é bom acaba e tive de voltar para Cubatão. Triste, muito triste.



Barra do Una. Entenderam o motivo de eu ter ficado tão apaixonada?



       Praia Grande é minha segunda cidade. Passei muito tempo zanzando pela Praia da Aviação em fevereiro. Gosto muito da cidade, mas ela é muito violenta. Temos de ter cuidado por lá. 
      Tenho um batalhão de familiares que moram em PG e bem que eu adoraria morar lá também. É uma das mais novas também e foi fundada em 1967.


Orla Marítima.

Praia do Forte.




             Santos, a cidade mais conhecida da Baixada Santista. Não vejo nada de muito interessante nela (ha ha). É uma das mais antigas; foi fundada em 1546. O porto de Santos é o maior da América Latina e a principal economia da cidade é o turismo, a pesca e o comércio.

           Bom, Santos tem uns museus deveras legais e eu já fui em alguns. Como alvinegra praiana (Santos F.C, isso mesmo - mas eu não entendo chongas de futebol), morro de vontade de ir até o Memorial de Conquistas.


Bonde Turístico.

Bonde do Morro de Monte Serrat.

Vista de parte da cidade do Morro de Monte Serrat.

Memorial de Conquistas do Santos F.C. <3

Museu da Pesca e o píer.

Museu do Café. É in-crí-vel lá dentro.

Pinacoteca de Benedito Calixto. Já fui e também é lindo lá dentro.



          São Vicente, a mais violenta - sem dúvidas - da Baixada. É a mais antiga, foi a primeira vila fundada pelos portugueses em 1532. Para mim, essa cidade também não tem nada de muito interessante. Tenho vontade de ir ao teleférico, mas é muito caro (ha ha).



Parece ser legal...


Bom, essa é a Baixada Santista. A publicação ficou um pouco grande, mas esse é um resumo de alguns pontos turísticos do local. Um dia, com toda a certeza, vou visitar a todos.



Beijos e até a próxima!

lua_miller@juventudeemfoco.com.br        Facebook | Skoob Som13 | 4shared


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião faz o JeF crescer. Comente! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...