Olá Pessoal!
Hoje voltando com uma coluna nova Saúde e Beleza, e pra começar vamos falar sobre uma assunto que incomoda muita gente: "Espinhas"
Por que elas aparecem?
Você sabe como prevenir o aparecimento das espinhas?
Quais os tipos de produtor usar?
Espremer ou não?
E aquelas manchas que ficam na pele?
Grandes perguntas que ficam na nossa cabeça quando elas aparecem.
Por que elas aparecem?
As queridas espinhas aparecem por alguns fatores e o mais comum deles é pela produção em excesso das glândula sebácias devido aos hormônios andrógenos e a testosterona, mas também podem ser casadas por bactérias e por predisposição genética.
Como prevenir:
Para prevenir as espinhas de uma maneira eficas você precisa manter a sua pele livre da oleosidade excessiva, assim fazendo uma boa limpeza.
Hoje em dia no mercado à uma grande diversidade de produtos para a limpeza da pele, vamos começar com o sabonete.
- Use sabonetes específicos para o rosta, os sabonetes para o corpo podem rececar muito a pele;
- Leve o rosto 2 vezes por dia (manhã e noite), não adianta lavar muito o rosto, pois você pode irritar ainda mais a pele inflamada;
- A água deve ser fria ou morna, nunca quente;
- Faça movimentos circulares para ajudar na circulação dos vasos sanguíneos;
- Enxague bem, nunca deixe resido de sabonete;
- E seque com uma toalha sempre limpa para evitar as bactérias e não esfregue,dê leves batidinhas.
A Esfoliação pode ser adicionada na sua rotina de limpeza uma ou no máximo duas vezes por semana. Isso previne a obstrução dos poros, mas se você já faz algum tratamento dermatologico com ácidos, melhor evitar.
O Tônico deve ser adstrigente, muitas pessoas pulam essa faze, mas ela é muito importante para iniciar a limpeza e preparar a pela para o hidratante.
E por fim use um hidratante em gel, pois mesmo com acne você deve deixar sua pele hidratada e os produtos em gel ajudam a controlar a oleosidade mantendo a hidratação da pele.
Algumas marcas de cosméticos já produzem uma linha específica com todos o produtos.
Você pode utilizar produtos secativos e pomadas, mas se o seu caso for mais grave antes de tudo consulte um dermatologista, pois só ele pode lhe indicar medicamentos específicos.
Espremer ou não?
Não esprema.
Por que?
- Bactérias, bactérias, bactérias, sim bactérias vivem em nosso corpo, no rosto, nas mãos e sob nossas unhas.Na maioria das vezes elas não incomodam. Mas, ao mexer em um cravo ou uma espinha com sua mão contaminada por bactérias, a lesão inicial pode infeccionar e aumentar.
- Uma espremida mal feita pode arrebentar a espinha, não para fora, mas na sua parte profunda na pele. Se isso acontecer, a inflamação aumentará.
- Existe o risco de uma espinha mal-espremida virar cisto.
- Arranhar e cutucar a pele com o objetivo de eliminar imperfeições pode deixar manchas e cicatrizes.
Mas se você não se aguentar, faça a coisa direito:
Achei lá no site da Veja uma passo-a-passo muito interessante, vou passar aqui pra vocês:
O que você precisa:
1- Algodão e álcool
2- Agulha. O ideal é usar uma agulha esterilizada para injeção, vendida em farmácia. Se não tiver, use uma de costura. Nesse caso você deve esterilizar a agulha, esquentando-a no fogo até que fique incandescente. Depois, remova a fuligem na agulha com algodão umedecido em álcool.
3- Creme secativo. Pode ser o mesmo que você usa habitualmente para cuidar de sua pele. Bons ingredientes que compõem um creme secativo são o ácido salicílico ou o peróxido de benzoíla.
O passo-a-passo
Nem toda espinha pode ser espremida. Aquelas que estão na fase inicial, quando a gente vê apenas um carocinho avermelhado, não podem. Se você cutucar, é certeza que elas pioram. Para elas, não adianta dica nenhuma. Contenha-se. Inclusive você, senhor compulsivo.
Só se arrisque a espremer se a espinha estiver com pus, um ponto amarelado na superfície. Comece lavando mãos e rosto com água e sabonete. Depois, use algodão umedecido em álcool para limpar a pele sobre a espinha e ao seu redor. Com a agulha, fure a espinha em sua parte amarelada. Você também pode rasgar a espinha com a agulha. Para isso, deixe a agulha paralela à pele, fure a espinha na parte amarela mais próxima à pele e levante a agulha.
Depois, usando algodão, faça pressão para baixo na pele ao redor da espinha. Não esprema a lesão nem com seus dedos nem com algodão, isso pode fazer com que a espinha estoure para dentro, na profundidade da pele. A seguir, limpe novamente a espinha com algodão embebido em álcool e aplique o secativo.
Esse passo-a-passo serve para te ajudar com uma ou outra espinha maior. Nem pense em espremer sozinho várias espinhas de uma vez. A chance de você se machucar assim é grande. O melhor a fazer neste caso é procurar ajuda profissional.
Mas e se aquelas manchas aparecerem?
Como disse lá no começo do post tente evitar ao máximo espremer, mas se o estrago já foi feito o jeito é partir para o piling e tratamentos proficionais. Aqui nesse link achei um post bem interressante sobre isso.
É isso ai Juventude Focada! Por Hoje é só, deixem ai os seus comentários, dicas e duvidas!
Beijocas da Mi!
Fontes: beleza e saúde, veja
Muito bom e útil o post, ensinamentos valiosos... curti!
ResponderExcluir