domingo, setembro 01, 2013

Profissões: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Olá, jovens em foco!!

Dando continuidade à série Profissões, iniciado pela Lila, vou falar do curso que faço.
Espero que ajude a clarear a mente dos nossos indecisos em foco!! rs
Vamos lá.
_______________________

Comunicação Social é uma ciência social aplicada que estuda os meios de comunicação em massa, ou seja, as mídias. Os meios de comunicação em massa mais frequente são o jornal, a rádio, a televisão, o cinema e, atualmente, a internet.
Os profissionais formados em Comunicação Social podem ser habilitados nas seguintes especialidades:
♦ Publicidade e Propaganda;
♦ Jornalismo;
♦ Relações Públicas;
♦ Rádio e Televisão;
♦ Cinema e Vídeo;
♦ Produção Editorial;
♦ Audiovisual;
♦ Midialogia;
♦ Mídias Digitais; etc.
As habilitações do curso são atualizadas com frequência, podendo surgir novas habilitações ou não. Há casos, também, em que alguma habilitação pode ser retirada por falta de procura.



O Galo é o símbolo do curso de Publicidade e Propaganda


Nesta postagem, falarei especificamente de Publicidade e Propaganda, habilitação em que estarei formada no meio do ano que vem [2014].

Primeiramente, qual a diferença entre Publicidade e Propaganda?
Vou explicar de uma forma bem simples e fácil de entender.
Segundo Kotler, Publicidade é uma divulgação gratuita na imprensa, mas que não divulga diretamente o produto/serviço da empresa. Já Propaganda, é a divulgação paga do produto, com o objetivo de propagar vendas.
No dia-a-dia, as duas se misturam e o publicitário trabalha com as duas formas, por isso acho que não faz muita diferença, atualmente. [isso é uma opinião minha]

Perfil do Curso
O publicitário é um profissional que cria, produz e divulga campanhas de publicidade, promovendo um produto/serviço junto ao seu público-alvo. Para isso, ele deve ser capaz de fazer avaliações e diagnósticos de mercado, bem como desenvolver ideias e transportá-las para ações de comunicação. Por isso, em Publicidade e Propaganda você aprenderá a dominar técnicas e instrumentos necessários para a identificação de problemas e para a proposição e execução de soluções de comunicação. Além de desenvolver sua capacidade de criação, planejamento, produção e análise crítica em relação à mídia e à prática profissional.

Campo de Atuação
Há demanda para os profissionais de comunicação nos meios tradicionais de comunicação, nas grandes e pequenas empresas, nos órgãos públicos e não governamentais. A internet, em constante avanço, abriu ainda mais o leque de opções para os comunicólogos.
No caso do publicitário, além de trabalhar em agências de publicidade, também pode atuar em agências in-house* e departamentos de propaganda dentro de empresas, exercendo funções ligadas desde à criação, até planejamentos estratégicos e de mídia. Além disso, o profissional de publicidade e propaganda ainda encontra espaço em produtoras, gráficas, empresas de editoração, empresas de pesquisa de mercado, departamentos de marketing e vendas de diversas empresas, veículos de comunicação, assessorias de comunicação, empresas de eventos, analistas de mídias sociais e etc.

Vocação
Se você é uma pessoa dinâmica e criativa; está sempre atualizado quanto às mudanças da sociedade e na sua forma de consumo e, principalmente, é uma pessoa comunicativa, existe uma boa chance de você se dar muito bem nesse curso.
O profissional de publicidade e propaganda é caracterizado pela capacidade de criar, produzir, distribuir, receber e analisar criticamente as mídias, sendo hábil a adequar-se à velocidade e complexidade do mundo contemporâneo.
Além disso, o publicitário deve ter um bom relacionamento interpessoal, saber trabalhar em equipe e ser comprometido 

Duração: 8 semestres (4 anos)

Salário (Fonte: Guia de Profissões iG)
O salário varia de acordo com a área de atuação e com o tempo de mercado.
Ganho inicial: de R$1.200 a R$1.500
Ganho intermediário: de R$5.000 a R$7.000
Ganho no auge: potencialmente alto, superior a R$15.000. Geralmente, a remuneração está ligada ao alcance de resultados.

Outras opções relacionadas
Uma agência de publicidade é dividida basicamente em 9 setores. São eles:

Administrativo: é onde encontra-se os departamentos de administração geral, RH, Jurídico, serviços gerais etc. (saiba mais sobre o curso de Administração, clicando aqui)
Atendimento: é o setor responsável por fazer a ligação entre agência e cliente e quase sempre é o único que tem contato direto com o cliente. O atendimento também é responsável por levantar as informações do cliente e sobre o que ele pretende fazer. A partir disso, ele elabora o briefing** e passa para a equipe.
Planejamento: recebe as informações coletadas pelo atendimento e traça o plano de marketing para que o os objetivos do cliente sejam alcançados.
Pesquisa: procura e fornece as informações sobre o mercado, concorrentes e etc para o planejamento, que então inicia o roteiro da campanha.
Criação: responsável por criar e elaboras as ideias para as peças e campanhas publicitárias. Geralmente, as agências trabalham com o que chamamos de dupla criativa, que são formadas, em sua maioria, por um redator (responsável pelos textos das campanhas) e por um diretor de arte (responsável pelo design). Costuma ser a área mais concorrida da agência.
Mídia: tem como objetivo selecionar os melhores veículos de comunicação para atingir o público-alvo da empresa no momento certo. Também realiza negociações e monta os mapas de mídia.
Produção: é onde se realiza toda a impressão da parte gráfica. Depois de tudo pronto, revisado e conferido a produção faz o orçamento e acompanha o trabalho junto às gráficas.
RTVC: é a sigla para Rádio, TV e Cinema. Se a produção cuida da parte gráfica impressa, o RTVC é responsável pela parte da mídia, gravação e edição das campanhas direcionadas para esses veículos.
Tráfego: é responsável pela organização do fluxo de trabalho, encaminhar orçamentos, coordenar a saída de arquivos e também garantir um funcionamento ágil e eficiente nos departamentos da agência.

Essa é a estrutura de uma agência mais completa, de maior porte. Mas, nem todas são exatamente assim. Algumas agências de porte menor trabalham apenas com os setores de Atendimento, Planejamento, Criação e Mídia.


Galo de Ouro, troféu de premiação do Festival Mundial de Publicidade, em Gramado-RS


Bom, é isso gente!! Espero que essas informações tenham ajudado. Qualquer dúvida, podem deixar nos comentários.
Ahhh, e deixem sugestões de cursos!!

Beijos,








*Uma agência de publicidade in-house pertence e é operada por seu único cliente: o anunciante. Em vez de uma empresa mandar sua publicidade para uma agência, as suas campanhas publicitárias são tratadas principalmente por sua própria agência in-house. Alguma publicidade ainda pode ser direcionada para agências de fora, geralmente em uma base por projeto.

**É um conjunto de informações coletadas e passadas em uma reunião para o desenvolvimento do trabalho. O briefing deve conter um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, assim como pistas para ideias direcionada a campanha.









Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Ficou ótimo =) é um curso bem legal pensei em fazer, só que sou meio paranoica e achei de Administração era mais a minha cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paranóica?? rsrs
      Que bom que gostou!! Fico feliz em saber que agrado!! rs
      *-*

      Excluir
    2. Claro! Todo administrador é paranoico kkkkk somos viciados em regras e procedimentos, eu tenho até uma planilha de contas no excel...

      Excluir
    3. hahaha... entendi... Mas, acho que todos nós temos nossas paranoias!! rsrs...

      Excluir
  2. Poxa vida! Eu adorei saber mais sobre Comunicação Social... se eu já estava confusa antes para decidir se faço Jornalismo ou Letras, imagine agora que fiquei com vontade de fazer Rádio e Televisão? Muito obrigada pela explicação Helena *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, flor!!

      Se quiser (e todos concordarem), posso fazer posts sobre mais algumas habilitações, quem sabe te ajuda mais a decidir!!

      Excluir

A sua opinião faz o JeF crescer. Comente! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...