sexta-feira, novembro 22, 2013

[Esportes] Afinal, o que é MMA?



O esporte do momento divide opiniões, alguns consideram brutal enquanto para outros é uma paixão. Ao contrário do que o sangue sugere, suas regras são mais rígidas no quesito preservação da integridade física do atleta se compararmos com um esporte já estabelecido como o boxe.
Conheça um pouco da história e dos grandes nomes do Mixed Martial Arts.





É importante não confundir o MMA com o UFC, apesar da história do esporte e do evento se encontrarem.
O UFC é o mais popular evento de MMA, a mistura de artes marciais, que nasceu do antigo Vale-Tudo brasileiro, no início, lutadores de diferentes modalidades se enfrentavam em eventos onde só não valiam golpes na região genital e dedo nos olhos. 

Vale-Tudo

As primeiras edições do UFC seguiram este modelo, 
onde não existiam as luvas, categorias de peso e limites de tempo.
Na foto vemos Royce Gracie enfrentando Dan Severn, 
o brasileiro pesava 40 quilos a menos que Severn.



Os brasileiros tiveram grande importância para a evolução do esporte. Enquanto a lendária família Gracie criou o UFC, Marco Ruas inovou ao treinar diferentes estilos para ser capaz de lutar tanto na luta de pé ("Trocação", geralmente representada no MMA pelo Boxe, Muai Thay e Karatê) como no solo ("Luta agarrada", Judô, Brazilian Jiu Jitsu, Wrestling e outros).



Marco Ruas no UFC

Por muito tempo, o evento de maior sucesso foi o japonês Pride Fighting Championships onde grandes nomes faziam o show:

Kevin Randleman vs Fedor Emilianenko

O chute mortal de Mirko Crocop faz mais uma vítima: Alexander Emilianenko

Allistair Overeem Vs Fabrício Werdum

Ricardo Arona vs Sakuraba

Coleman vs Maurício Shogun

Wanderley Silva vs Quinton Jackson

Heath Hearing vs Minotauro Nogueira
Carlos Newton vs Anderson Silva

Mas o UFC, depois de um período de dificuldades estava em crescimento e comprou o evento japonês, reforçando seu time de astros em ascensão como:



Stephan Bonnar e Forrest Griffin

Rich "Ace" Franklin


E nomes já consagrados:

Tito Ortiz

Randy Couture vs Chuck Lidell


Esses e vários outros grandes lutadores que passaram pelo evento e ajudaram a construir a história deste esporte que vem conquistando adeptos em todo o mundo.

Ao contrário do que dizem os críticos, o MMA não é um esporte que prioriza a violência, a integridade física do atleta é preservada e sempre que existir risco à saúde de um dos lutadores a luta é encerrada, ao contrário do boxe, uma luta já consagrada, onde mesmo sofrendo um knockdown (Quando o lutador cai após ser atingido), a luta pode ser retomada, nas regras do UFC, são apenas 3 a 5 rounds, enquanto no boxe são de 10 a 12 rounds, ou seja, temos regras diferentes para lutas com características diferentes. 

A ocorrência de cortes é comum e assusta os leigos, mas são apenas ferimentos superficiais, o sangue é abundante devido à alta vascularização de regiões comumente lesadas como os supercílios, o mesmo acontece no boxe com menor frequência dada as características dos golpes e das luvas utilizadas em cada modalidade. Vale lembrar que todos os atletas são submetidos a avaliação médica rigorosa após as lutas e podem ser afastados caso haja suspeita de lesões mais sérias.

Cuidado ao procurar uma academia para prática de MMA, o correto é ter vários treinadores por se tratar de uma mistura de diferentes estilos, suspeite sempre de quem diz saber tudo. Analise a graduação dos instrutores e o local de treinamentos.

Abraço!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião faz o JeF crescer. Comente! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...