"Natal não é um momento nem uma estação, mas um estado de espírito. Para valorizar a paz e a boa vontade, para ser grande em benignidade, isso é ter o verdadeiro espírito do Natal".
Calvin Coolidge
A bela frase de Coolidge, trigésimo presidente dos Estados Unidos, se refere ao espírito natalino que nos acostumamos a relacionar com o cristianismo, mas, seria o dia 25 a data do nascimento daquele que originou a mitologia Cristã?
Segundo estudiosos, é improvável, já que nesta época, o frio é intenso na região e isso contradiz as informações da bíblia. O que tudo indica é que a data, definida pela Igreja Católica no século 3 d.C, foi escolhida por coincidir com a antiga comemoração de nascimento do Deus Sol no Solstício de Inverno, a intenção era atrair os pagãos à nova religião.
Mas essa data não foi utilizada apenas pelos Cristãos, muitos Deuses anteriores tiveram seu "nascimento" no dia 25 de Dezembro devido ao simbolismo da renovação relacionada ao Solstício.
São eles:
Hermes
Dionísio
Buddha
Zarathurstra
Hórus
Mithra
Héracles (Hércules)
Adonis
As coincidências não ficam apenas nas datas, muitos acontecimentos tornam a "vida" destes deuses e/ou personagens mitológicos, muito semelhantes.
Parece que nascer de virgens, transformar água em vinho, ressuscitar e ser filho de um grande Deus eram coisas comuns antigamente.
Ao que tudo indica, não só o dia 25 como muitos outros fatos foram acrescentados ao Cristianismo como forma de arrebanhar mais seguidores.
Independente de tudo isso, é importante que exista uma data onde as pessoas sejam incentivadas a praticar o bem, já que, infelizmente isso não acontece com frequência, mesmo em países de população majoritariamente cristãs, onde seria esperado um comportamento mais tolerante e pacífico, mas vemos que na prática, esses são os países com maiores índices de violência, menores níveis de educação e grande desconsideração com o ser humano.
Natal é sim uma época de alegria, mas será mesmo tão difícil mantê-la por mais tempo? Use esta data para refletir, procurar os pontos onde é possível se aprimorar, abandone rancores, deixe de lado as coisas que te prendem e atrapalham sua jornada.
Para que sempre tenha um Natal feliz, faça você mesmo a sua renovação, não importando se tem ou qual seja a sua crença, procure fazer o bem.
Abraços!