É comum ver pessoas defenderem a sinceridade como algo desejável, mas, será que estão todas preparadas para ouvir a verdade?
A tirinha acima ilustra de forma divertida a questão da sinceridade, é comum ouvir que é importante ser sincero, mas ao dizer isso não estamos sendo exatamente o contrário?
As relações humanas não admitem que verdades sejam ditas todas as vezes, imagine como seria se o fizesse no trabalho? Ficaria empregado por quanto tempo?
Nos relacionamentos não é diferente, será que um homem gostaria de ouvir de sua garota que seu desempenho não é tão bom quanto o de um ex-namorado dela? a mulher entenderia se o marido dissesse que sua secretária é mais bonita e inteligente que ela?
A sinceridade pode até ser desejável em algumas situações (Aquelas em que alimenta o ego), mas, não agrada quando se torna uma crítica negativa.
Aprendemos em nossa criação que a verdade está relacionada a felicidade, mas na prática, a mentira e a omissão de verdades cumprem o papel de assegurar a tranquilidade.
Pense bem antes de cobrar sinceridade, nem sempre a verdade é saborosa e muitas vezes a ignorância é mesmo uma benção.
![]() |
"Para quê mentir, eu quero cerveja" |