Até onde você iria para ver sua amiga feliz?
Lani, uma tranquila traurina, viciada em horóscopo, melhor amiga de Erin – uma impetuosa leonina -, vê sua vida mudar.
Os gostos de Lani e Erin sempre foram muito distintos, enquanto Erin gostava de baladas e agito, Lani era uma pessoa tranquila, mas isso não impediu que a amizade delas crescesse a ponto de tornarem-se quase irmãs e que ambas se apaixonassem pelo mesmo garoto - Jason.
O que fazer quando você gosta do namorado de sua melhor amiga, melhor amiga essa que, praticamente, deu a vida por você? Lani, além de se ver perdida, percebe que possuí muita coisa em comum com Jason – coisas essas que a Erin não tem em comum com ele -, mas não são simples coisas em comum, ambos gostam dos mesmos pôsteres e os têm em casa, no quarto, ambos brincavam juntos quando eram crianças lembram-se disso e acabam apaixonando-se, mas como Lani fará para não magoar sua amiga?
E até onde Erin aceitaria isso em prol de seu amor por sua melhor amiga? Até onde alguém abriria a mão de um amor por uma amizade? O quão importante é essa amizade? Essas são perguntas que você reflete ao longo do livro.
A história criada por Susane Colasanti é boa, ela tem uma base e um fundamento, mas “Tipo Destino” é um livro que torna-se clichê em alguns momentos, apesar de colocar em prova o valor de uma amizade, algumas partes baseiam-se unicamente em conflitos e mais conflitos que são desenvolvidos ao longo do livro e tornam-se desesperadores para Lani. Em minha consciência quando você é amiga de uma pessoa – quase irmã -, você não faria o que Erin faz no livro e isso me decepcionou um pouco.
“Tipo Destino” é um livro que não termina, ok, sim, ele tem um final, acaba – não tem continuação -, mas ele deixa muitas coisas pendentes. Susane criou tantos conflitos que eu acho que não conseguiu resolver isso no final, ficaram algumas coisas vagas, como por exemplo: Lani e Erin voltam a ter a mesma amizade depois de tudo? Lani fica com Jason ou os dois se separam e nunca mais se veem? Eles são almas gêmeas? Acho que essas foram algumas questões que ficaram sem resposta.
É um livro muito fácil de ler, ele não tem quase nenhuma palavra complicada ou trechos que você pensa: “Nossa! Preciso reler!”, acredito ser possível lê-lo em um dia, sem problema algum, até é uma história envolvente, mas acho que a autora deixou respostas no ar que ficarão a critério da imaginação do leitor.
Informações adicionais:
Autora: Susane Colasanti
Título: Tipo Destino
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Nota da Leitora: 3 estrelas