quarta-feira, fevereiro 04, 2015

[Literatura] Lançamentos de Fevereiro

Olá JeF! Ainda estão em clima de férias ou já voltaram a luta? Ano só começa depois do carnaval, hein... Então, férias dão todo o clima pra novas leituras e aqui vão quatro destaques dos lançamentos de Fevereiro pra animar quem ainda não voltou as tarefas, como eu e deixa eu contar: Esse mês só tem livro bom saindo... 

BOAS LEITURAS ;)





Quase uma Rockstar - Matthew Quick, autor de O Lado Bom da Vida


O Quick, depois de dois sucessos, O Lado Bom da Vida (que tem resenha aqui) e Perdão, Leonard Peacock sempre escreve de forma irreverente sobre os problemas da vida e é isso que com certeza encontraremos nessa nova obra dele. Essa capa ficou um mimo, não? E essa sinopse meu deixou super curiosa!

"Desde que o namorado da mãe as expulsou de casa, Amber Appleton, a mãe e o cachorro moram em um ônibus escolar. Aos dezessete anos e no segundo ano do ensino médio, Amber se autoproclama princesa da esperança e é dona de um otimismo incansável, mas quando uma tragédia faz seu mundo desabar por completo, ela não consegue mais enxergar a vida com os mesmos olhos. Será que no meio de tanta tristeza e sofrimento Amber vai recuperar a fé na vida? Com personagens cativantes e uma protagonista apaixonante, Matthew Quick constrói de forma encantadora um universo de risadas, lealdade e esperança conquistada a duras penas."



Um mais um - Jojo Moyes, autora de Como eu era antes de você

Não li (ainda) o tão falado Como eu era antes de você (se eu ler, resenha aqui, SIM). Mas gamei nessa sinopse e preciso ler esse livro e não, não curto muito romances, mas esse...

"Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno prodígio da matemática, tem outro
problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?
Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de veraneio por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.
Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário."

Objetos Cortantes - Gillian Flynn, autora de Garota Exemplar

Quando Garota Exemplar foi lançamento, Gillian apareceu por aqui no JeF em Fevereiro de 2013 em um post meu (para ver, sabe o que fazer). Agora, seguindo a mesma linha, ela volta ao nosso blog e esperamos que com mesmo sucesso de Garota Exemplar, que até virou filme em 2014.

"Uma narrativa tensa e cheia de reviravoltas. Um livro viciante, assombroso e inesquecível. Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida.
Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas."

Como o Google funciona - Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg

Não sou muito fã de livros bibliográficos ou de histórias empresariais, mas não custa nada mudar um pouco, né? E saber como o Google cresceu e virou ISSO que é hoje pode ser uma experiência literária muito interessante. 

"Os bastidores da start-up que se transformou em uma das maiores empresas do mundo. Em Como o Google funciona, Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg reúnem as valiosas lições que fizeram da empresa uma gigante global conhecida pela missão de inovar incessantemente. Eles descrevem como o avanço da tecnologia transferiu o poder das corporações para os consumidores e reforçam que, para sobreviver, é essencial concentrar esforços na qualidade dos produtos e investir em uma nova categoria de profissionais: os criativos inteligentes, que unem conhecimento técnico, tino comercial e uma criatividade sem limites.
Eric e Jonathan relatam casos curiosos e exemplos da história e do dia a dia do Google e abordam temas como estratégia, cultura corporativa, tomada de decisões, contratação de funcionários e capacidade de adaptação e inovação. Em um tempo de mudanças drásticas e cada vez mais rápidas nos negócios, é fundamental para gestores e empreendedores saber abraçar o espírito de inovação e atrair e manter a maior quantidade possível de talentos. Como o Google funciona mostra o caminho. "

Um comentário:
É possível perceber que estamos os lançamentos estão refletindo uma linha interessante: a humanização. Sentimentos, frustrações, sucesso e outros adjetivos que nos levam a colocá-los em um mesmo lado. Estamos com bastantes livros que falam sobre o que é ser humano e o que realmente nos constitui sem demagogia. Isso é bom, muito bom, só espero que existam leitores que leiam atentamente e sabiam ler as páginas que a realidade também nos mostra todos os dias. Isso pode ser um devaneio sem sentido, ou pode ser tudo. Espero que tenha ficado entendível.


Beijos e até a próxima,
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião faz o JeF crescer. Comente! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...