quinta-feira, junho 11, 2015

[Literatura] Diferença entre spin-off, fanfic, contos e extras...

Olá, pessoal! Finalmente, estou trazendo um artigo e não um vídeo. Esses dias, eu fui comprar um livro e percebi que existem vários títulos a venda que são ou parecem ser spin-offs de clássicos literários. Pra você, leitor focado, vou explicar cada uma dessas palavras.



Mas você deve se perguntar: "O que é um spin-off,  Marcele?". Em minha humilde explicação:



spin-off é uma obra (seja literária, cinematográfica, musical ou em qualquer outra forma) que foi derivada de uma primeira obra. 

Isso acontece pra dar mais riqueza ao universo criado pela principal obra principal. Esse tipo de trabalho foi mais exposto nos seriados, como por exemplo: em The Vampire Diaries, surgiu na quarta temporada a série derivada (spin-off) The Originals ou a série Ravenswood (spin-off) que foi derivada da série mais linda do mundo  Pretty Little Liars.


Protagonistas de TVD e TO
Cast de Ravenswood e Pretty Little Liars


Então, vocês entenderam o que é? Nos livros acontecem spin-offs e coisas parecidas. Existem livros que não são do mesmo autor da saga principal, mas relembram a história, tomando um rumo diferente, o que é um spin-off. Tipo, um exemplo clássico é quando procuramos quantos livros são baseados em Romeu e Julieta.








e mais um monte...

Então, todos esses se basearam em Shakespeare, mas não seguem a mesma história a risca, pode ser que sejam irmãos no fim, pode ser que não morram no fim.. Eu não sei, só li dessa lista "Julieta Imortal" e "Romeu Imortal" e não solto spoilers e o que eu fui comprar e rendeu esse artigo todo foi o Julieta da Anna Fortier. Deu pra entender o que é um spin-off?

Nós podemos considerar os contos do mesmo autor pra sua saga/trilogia com protagonistas diferentes que mostram outros pontos de vista do mesmo acontecimento ou de momentos íntimos não mostrados pela protagonista principal. Olha aí alguns exemplos: 


Os livros "tortos" são os contos das sagas Crepúsculo e A Seleção

Sobre livros extras são aqueles que mostram o making-of, fotos, guia oficial da série e outros. Tem o caso da JK Rowling (rainha do mundo) em que ela tem escrito os livros extras que são "usados" em Hogwarts com nomes "falsos" e apenas nos faz mergulhar mais no mundo do nosso migo Harry. 


Um livro extra que a J.K., opa... Kennilworthy escreveu. {=


OBS: Todo conto é um extra, mas nem todo extra é um conto! ;}

Ah e isso me faz lembrar que falta falar das fanfics. Bem, pra quem não conhece:


fanfic é uma história fictícia sobre sua saga, anime, manga, filme ou qualquer outra obra já existente criada por um fã. fan (fã) + fic (ficcção) = fanfic ;) 

Só que os livros não são considerados fanfics, pois terem sido publicados e outras coisas assim. Até porque em fanfic, a gente tem total liberdade de mudar o rumo das coisas e um spin-off tem uma rigorosidade maior.

Mas depois dessa falação toda ficou a pergunta na minha cabeça: Isso é bom, afinal?
A resposta logo veio: Claro! Além de enriquecer e deixar aquele mundinho só nosso com as histórias preferidas muito mais íntimo, também deixam nossos livros mais reais, mais completos.

Mas e você, o que acha de spin-off, livros extras, contos e fanfics? Fique a vontade para comentar ;)


Beijos e até a próxima,

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. TVD / TO ....Não sei qual é a melhor! De um lado o humor ácido de Damon, do outro o vampirismo clássico de Elijah...! Top!

    ResponderExcluir

A sua opinião faz o JeF crescer. Comente! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...