segunda-feira, julho 13, 2015

Especial: Dia Mundial do Rock!

Se você conhece mais da metade desses logos, é uma pessoa de bom gosto musical ;)

Muita gente sabe como é bom crescer ouvindo vários tipos diferentes de rock. Conheço, desde minha infância, várias bandas e centenas de músicas dos anos 60/70/80/90, que os jovens de hoje em dia jamais ouviram (sim, gente, eu só tenho 20 anos). Isso mesmo. Pode parecer que não, mas o rock sempre esteve presente em minha vida. E agradeço profundamente por isso. Desde criancinha eu ouço The Beatles, Legião Urbana, Guns, A-Ha, Nirvana, System, The Animals, Queen, Elton John, U2, Eric Clapton, Bryan Adams e outros mais. Por isso, como hoje é nada menos do que O DIA MUNDIAL DO ROCK, me senti na obrigação de fazer uma postagem sobre essa maravilhosa data!
Como cinéfila assumida, trago hoje sugestões de filmes sobre rock e rock stars. Siga adiante para conferir as sinopses e os trailers. :*



ESCOLA DE ROCK (School of Rock)


Claro que esse tem que estar na lista! Com clássicos genuínos e verdadeiros do rock, o longa é divertido e bem estruturado.
 Dewey Finn (Jack Black) é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais.



O GAROTO DE LIVERPOOL (Nowhere Boy)


Beatlemaníaca aqui. Com todo o meu coração, quero que saibam que essa FOI A MELHOR BANDA DE TODOS OS TEMPOS. Muita gente não gosta, normal. Ainda mais porque as canções dos Beatles não contém elementos usados hoje em dia, claro. Não sou uma entendedora de música ou algo assim, mas, acho que o importante em bandas, é que elas consigam conquistar as pessoas com suas músicas. E eles conseguiram lá nos anos 60, vestidos da mesma maneira e com o mesmo corte de cabelo. Arrastaram multidões por onde passaram. Falo sério. Se não acredita, procure no Youtube por apresentações dos Beatles em programas de TV. As mulheres, principalmente, gritavam, desmaiavam, choravam!
Em Nowhere Boy, temos uma boa visão de como foi a vida de John Lennon antes da banda. Abandonado pela mãe aos cinco anos, John ficou meio rebelde. Ele não aceitava bem as regras impostas na escola e dentro de casa, onde morava com os tios. Após a morte de seu tio, John reencontrou sua mãe, que aos poucos se reaproximou dele. Nisso, ela acabou apresentando o rock n' roll para o filho, despertando nele a vontade de montar uma banda.



ROCK OF AGES - O FILME



O musical é perfeito pra quem gosta do bom rock n' roll dos anos 80.
Sherrie (Julianne Hough) é uma jovem que chega em Los Angeles vinda de uma cidade pequena. Ela sonha se tornar uma cantora de sucesso, mas pouco após desembarcar do ônibus tem sua mala roubada. Quem a ajuda é Drew (Diego Boneta), que consegue para ela uma vaga como garçonete na famosa casa de shows Bourbon, ícone do cenário rock da cidade. Drew também trabalha no lugar e não demora muito para que eles engatem o namoro. Só que o Bourbon enfrenta problemas financeiros e seu dono, Dennis Dupree (Alec Baldwin), acredita que possa salvar o local com a renda do último show de Stacee Jaxx (Tom Cruise) com a banda Arsenal, já que ele pretende seguir carreira solo. Entretanto, a esposa do prefeito (Bryan Cranston), Patricia Whitmore (Catherine Zeta-Jones), pretende fazer o que estiver ao seu alcance para fechar o Bourbon, já que o considera um antro de perdição para os jovens.



 
THE RUNAWAYS


Antes de tudo: não julgue a Kristen Stewart, por favor! Ela realmente foi muito bem no papel de Joan Jett!
Los Angeles, 1975. Joan Jett (Kristen Stewart) tinha o sonho de montar uma banda de rock, formada apenas por mulheres. Ela encontra apoio em Cherrie Currie (Dakota Fanning), que integra a banda, e no empresário Kim Fowley (Michael Shannon). Com ele as integrantes da banda The Runaways levam uma vida desajustada e, apesar de apresentarem um som cru, alcançam o sucesso graças ao talento de Joan e o visual sensual de Cherrie.




SOMOS TÃO JOVENS



Criticado por muitos, adorado por outros... Tem gente que achou a atuação de Thiago Mendonça fantástica, mas tem gente que achou que o filme não foi tão bom. Agora, na minha opinião: o filme é regular. Pra quem conhece bem a banda, sentirá um grande vazio. É como se fosse um resumo da vida de Renato Russo antes de Legião Urbana. Mas eu indico mesmo assim porque dá pra ter uma idéia (mesmo que mínima) da história do maravilhoso cantor que já não está mais entre nós.
Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.




ÚLTIMOS DIAS (Last Days)



Outro polêmico. Muitos críticos disseram que era muito parado e fraco. Já outros gostaram e elogiaram muito Michael Pitt como Kurt Cobain. Eu não posso falar nada porque sequer assisti. :P
Ah. Lembrando que é uma ficção, não biografia, okay?
Blake (Michael Pitt) é um famoso músico de rock que mora numa mansão mal conservada e isolada do mundo. Caminhando pelos bosques que circundam a casa, interagindo pouco com o grupo de amigos que coabita no local ou tocando música sozinho, ele se fechou em um mundo interior que o torna cada vez mais distante dos outros e da vida exterior.





JOHNNY & JUNE (Walk The Line)



Agora na minha cabeça, o trecho da música "The One That Got Away" da Katy Perry apareceu. Na letra ela diz: "Eu era June e você era meu Johnny Cash; Nunca um sem o outro". É isso. Esse filme é um romance, uma obra bem trabalhada. O longa é, digamos, lindo. Reese então, nem digo.
Então você pergunta: - Mas ele não cantava country? 
E eu respondo: - Oh, não. Não apenas country, caro leitor. Rock, blues, folk e até gospel ele cantava. Apesar da voz sombria, Johnny é considerado até hoje como um dos maiores cantores do século XX.
A história do cantor Johnny Cash (Joaquin Phoenix), desde sua juventude em uma fazenda de algodão até o início do sucesso em Memphis, onde gravou com Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins. Sua personalidade marginal e a infância tumultuada fazem com que Johnny entre em um caminho de auto-destruição, do qual apenas June Carter (Reese Whiterspoon), o grande amor de sua vida, pode salvar. 



CAZUZA - O TEMPO NÃO PARA



A vida louca que marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza (Daniel de Oliveira), do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira, criando e se apresentando, mesmo debilitado pela Aids.




NÃO ESTOU LÁ (I'm Not There)


Heath Ledger, eterno. <3 :(

Mais um dos maiores ícones do rock/folk/country mundial, sendo considerado o 2º melhor cantor de todos os tempos. O filme relata 15 anos da vida de Bob Dylan, e em cada fase do cantor, traz um ator diferente.
Bob Dylan (Christian Bale/Cate Blanchett/Heath Ledger/Marcus Carl Franklin/Richard Gere/Ben Whishaw), ícone musical, poeta e porta-voz de uma geração. Sempre viveu em constante mutação ao longo da vida, especialmente durante os anos 60. Musicalmente, fisicamente e psicologicamente, as alterações do seu personagem público dialogaram com acontecimentos sociais e ocasionaram múltiplas repercussões culturais. De jovem menestrel a profeta folk, de poeta moderno a roqueiro, de ícone da contracultura a cristão renascido, de caubói solitário a popstar.




ROCK STAR



Já parou para pensar o que acontece quando se entra em uma banda? O mundo do rock, como todos sabemos, é cheio de exageros: drogas, mulheres, bebidas etc. E é isso o que esse longa mostra.
Em meio aos anos 80, Chris Coles (Mark Wahlberg) trabalha como vendedor em uma loja ao mesmo tempo em que é vocalista de uma banda cover de seu grupo de heavy metal predileto, o Steel Dragons. Até que sua vida muda por completo quando o vocalista da banda deixa o grupo e os demais integrantes o convidam para substituí-lo.




Caso eu assistir mais algum sobre rock/rock stars, farei uma nova lista. Mas... apenas no ano que vem, no próximo 13 de Julho! RÁ!


Até a próxima segunda!


lua_miller@juventudeemfoco.com.br
 Som13 | 4shared 


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Rockstar é sensacional!!!! Acredita que passei uns 5 minutos procurando a logo dos Guns N' Roses na imagem da matéria? Acho que preciso de óculos! kkk

    ResponderExcluir

A sua opinião faz o JeF crescer. Comente! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...