Muitos, assim como eu, já se preocuparam com os problemas que podem surgir quando se namora com uma pessoa mais jovem ou mais velha.
Diferentes modos de pensar e agir, níveis distintos de maturidade...será que as realidades de cada um são tão diferentes? É possível equilibrar as discrepâncias? Como devemos agir para não nos tornarmos um segundo (a) pai/mãe ou um segundo (a) filho (a)? Quais os riscos neste tipo de relacionamento?
Leia e opine!
Gerações diferentes, isto não é um impedimento para que se inicie uma relação, mas, pode ajudar a condená-la ao fracasso. É natural à pessoa mais velha, seja homem ou mulher, a adoção de um papel responsável e orientador, mas isso nem sempre é bem recebido, o fato de ser mais velho não é suficiente para ser mais responsável, inteligente, esperto e outras coisas que não dependem de tempo de vida e sim experiências, uma pessoa de 18 anos pode ter maior amadurecimento e ser capaz compreender as sutilezas de uma relação que um adulto de 30 anos.
Falando um pouco de minhas experiências, já estive dos dois lados da moeda, já fui o moleque e o adulto da relação, na primeira situação, tive dificuldades de compreender a importância que ela dava às obrigações e cheguei a me sentir jogado de lado, a verdade é que eu ainda não tinha cabeça preparada para pensar em compromissos de longo prazo e ela já estava na idade de planejar se casar, eu tinha 18 anos e minha namorada na época 27, além disso, tive problemas em casa com preconceito devido à diferença, mesmo sem meus familiares conhecerem ela, que morava distante.
Agora ultrapassada a marca dos 30 anos, tenho uma namorada de 20 e acredito que seja uma situação mais confortável, pois é consenso que nós homens temos um ritmo de amadurecimento psicológico mais lento, claro que existem exceções, mas não faço parte delas. Compartilhamos momentos interessantes, fiz ela assistir Tokusatsus que fizeram parte de minha infância e ela me apresentou o The Vampire Diaries, naturalmente existem problemas, algumas inseguranças que acredito não serem só das pessoas de 20 anos, mas de mulheres em geral.
Baseado nestas vivências, acredito que o maior obstáculo para o sucesso de um casal de idades discrepantes seja externo, a visão das pessoas tende a ser turvada por tabus que superam a capacidade de compreender que as diferenças constroem mais do que as igualdades.
Nossas convidadas para representar o lado feminino serão as queridas, amadas e vitaminadas:
Lila Silva (Texto em vermelho) e Helena Dias (Texto em Lilás? Roxo? Não sou muito bom com cores, é RGB 166, 77, 121 e pronto!)
Lila falando sobre suas experiências e Helena nos fala sobre o ponto de vista de quem presencia uma situação como essa!
Então, dá certo?
Sim, problemas existirão em qualquer relação, as diferenças existem não só na idade, experiências, religião, posição política, pratos preferidos e etc, cabe aos dois envolvidos compreenderem as diferenças e serem tolerantes, é a chave para qualquer relação (fácil dizer, mas é nível "Very Hard Black Ops Insane Ultimate Challenge" ser assim na vida real...rs! Só não pode parar de tentar).
Olha, mulher com homem mais velho pra mim é a chave, namorei dois caras mais novos (um 4 anos e o outro 1 ano mais novo que eu), foram experiências horríveis, eu era a "mamãe" e isso é horrível. Em contrapartida, tive dois relacionamentos ambos com caras 6 anos mais velhos que eu, infelizmente o primeiro foi quando eu tinha 16 anos e, pasmem, eu era a "mamãe" também, o cara era muito imaturo, o segundo ficamos pouco tempo juntos para usar como parâmetro, mas, com certeza, existem muitas variáveis, na minha umilde opinião que de tão humilde nem tem "h" o equilíbrio é uma diferença entre 4 e 10 ou 12 anos (o cara mais velho), lógico essa é a minha fórmula, cada um tem que encontrar a sua e só dá pra saber tentando.
Claro que dá certo. Eu tenho como exemplo a minha prima, que sempre curtiu homens bem mais velhos do que ela. Os primeiros não deram certo por vários motivos: ele morava longe, ela, apesar de maior de idade, ainda não tinha uma mentalidade completamente formada, opiniões diferentes, gostos diferentes, ele já tinha uma vida estruturada e ela ainda estava construindo seus objetivos de vida, os pais dela não aprovavam [acho que isso era o que mais causava empecilhos] e etc. Hoje, porém, ela está noiva de um rapaz 11 anos mais velho que ela, ambos estão felizes e meus tios apoiam e adoram o genro. Como disse Oafsson, as divergências sempre irão existir, mas mesmo assim eles se amam e se completam. Aliás, acho a relação deles muito bonita.
Convido você leitor a compartilhar sua opinião e contar suas experiências! Abraços!
Eu acredito que o que define o sucesso da relação é a sintonia, a maturidade de cada um que deve estar de acordo com o outro. Embora a sociedade tenha preconceitos em relação a isso, a diferença de idade se torna apenas um detalhe quando há cumplicidade.
ResponderExcluirAssino embaixo!
ExcluirCurti os changeman vs power rangers na foto...sei que tá mostrando conflito de gerações, mas se o pau quebrasse, acho que só o Change Dragon dava uma surra em todos os P.Rangers...e com as mãos nas costas!!!! ESQUADRÃO RELÂMPAGO...CHANGE..MAN!
ResponderExcluir