Sei que já passou, mas, depois de ler que segundo a ONU o Dia Mundial da Criança é 20 de novembro, data de aprovação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e da Convenção dos Direitos da Criança (1989), resolvi pesquisar o motivo de comemorarmos no dia 12 de outubro e descobri, nada de histórias bonitas ou situações marcantes.
A resposta veio, graças ao Wikipédia:
"No ano de 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil."
Fonte:Wikipédia
A data serve para impulsionar a venda de brinquedos, coisa que todos no fundo sabíamos, mas eu acreditava que ao menos houvesse uma desculpa esfarrapada qualquer...rs!
Um dia considerado das crianças deveria trazer melhorias para elas, mas, é usado como "alavanca" para encher os bolsos de fabricantes de brinquedos, enquanto muitas famílias lutam para preencher o vazio do estômago de seus filhos.
Muitos se ajoelham e rezam (visto que a data é importante no calendário religioso) e os governantes, que em sua maioria não contribuem para oferecer condições dignas aos infantes, assim como os primeiros não fazem nada, fecham os olhos para não ver e se escondem atrás de crenças questionáveis principalmente por impedir o que realmente faz diferença, a ação!